LEVITAS - O legado que não acabou

 


POR DENTRO DA HISTÓRIA

Os levitas eram israelitas, descendentes da tribo de Levi. Foram escolhidos por Deus para cuidar do templo e representar o povo na adoração a Deus.

Todos os sacerdotes do templo eram descendentes de Arão (irmão de Moisés).

Sob a liderança de Moisés, os levitas eram escolhidos para o serviço geral após os 30 anos de idade, mais tarde foi reduzido para 25 anos, e Davi reduziu para 20 anos. Não são apresentadas razões para essas mudanças, apesar de que, durante o reinado de Davi certamente os preparativos para a construção e manutenção do templo projetado aumentaram a carga de trabalho.

A equipe de servos para a adoração no templo durante o reinado de Davi era composta de 288 vocalistas (1Cr 23 ao capítulo 25v8). Inicialmente os ministros eram somente os sacerdotes e descendentes da tribo de Levi, devido a consagração para este fim.

Podemos oberservar a ordem estabelecida para os serviços no templo. Um total de 38 mil homens, e sob esse montante encontram-se 24 mil superintendentes, 6 mil oficiais e juízes, 4 mil porteiros e 4 mil músicos para louvar a Deus com instrumentos que Davi criou para este ofício. 


NA NOVA ALIANÇA

Jesus disse claramente que em todo lugar e qualquer pessoa deve adorar a Deus com sua vida e no nível espiritual (independente da capacidade artística). 

Leia: João 4v21-23, Mateus 4v10 e Isaías 29v13.

Deus está a procura de verdadeiros adoradores, se ele especifica isso, é porque existem os falsos adoradores.

Todo aquele que foi alcançado pela Graça, adora a Deus porque O conhece. Isso não depende da música ou qualquer outra forma de expressão artística. Todos podem louvar e servir a Deus sem ter que terceirizar a adoração. O legado é para todos:

Uma vida de santificação, aliança com Ele e fidelidade ao Senhor Jesus.

Se você entendeu que seu propósito de vida está ligado a ser um ministro de música, tome por exemplo os patriarcas deste ofício (Levitas). Sirva onde for preciso, obedeça as escalas de organização, maneja bem a Palavra de Deus e seja um obreiro aprovado que não tem do que se envergonhar. 


Curtiu este conteúdo? Compartilha com alguém que precisa saber disso.