O nome GOSPEL vem de “GOD SPELL” que, ao pé da letra, quer dizer: “Deus soletra”, mas tem um contexto bíblico que são as “Boas novas”, o evangelho que deve ser levado a todas as pessoas e também significa levar a boa notícia da vinda de Cristo ao mundo.
A Música Gospel que conhecemos hoje é uma forma de música com profundas raízes na tradição dos escravos afro-americanos assim como nas músicas africanas tradicionais. Suas fundações vieram dentro de um enorme choque cultural, que de uma maneira sofrida, porém criativa, agregou a cultura africana com as tradições europeias.
O intenso tráfico de escravos que povoou o continente Americano, não trouxe apenas mão-de-obra; também trouxe uma nova e rica cultura, que veio moldar a sociedade e a história da América, resultando, dentre outros aspectos, diversas formas de musica como o Jazz, Blues e o Gospel.
Os escravos vinham de diversas partes da África, especialmente de três áreas: A primeira era a Costa do Marfim.
Esta área era fortemente influenciada pela região islâmica. Musicalmente caracterizada pela presença de longas linhas melódicas, cantos ornamentados e instrumentos de corda.
A segunda área era a floresta tropical; região hoje dos países Ganzá e Nigéria. Estes trouxeram ritmos complexos e instrumentos grandes de percussão. A terceira é o Congo, região da Angola, que é caracterizada pela música vocal polifônica separada em solista e grupo vocal. Cada um destes componentes trazia mais do que música. Dança, canto e dramatização eram parte na cultura e crenças africanas. Lá havia uma música apropriada para cada momento das atividades tanto em sociedade quanto individual.
A partir do século XX, com o surgimento de artistas gospel como Mahalia Jackson e Thomas A. Dorsey, a música gospel começou a ganhar popularidade em todo o país e se tornou uma das principais formas de música religiosa conhecidas em todo o mundo.
Desde então, a música gospel evoluiu e se diversificou em muitos subgêneros, incluindo o gospel contemporâneo, o gospel tradicional e o gospel urbano, entre outros. Hoje, a música gospel é ouvida em diversas línguas e continua a inspirar e trazer esperança para muitas pessoas.
Embora não se sabe qual foi a “primeira música gospel” em si, esses artistas e outros artistas cristãos como Blind Willie Johnson e Sister Rosetta Tharpe e suas canções, ajudaram a popularizar e definir o gênero gospel.
Hoje, essa missão de continuar propagando através da música a fé em Jesus Cristo, está nas mãos dos adoradores em quase todas as nações.
Assista alguns vídeos dessa época que marcaram história:
Thomas A. Dorsey Take My Hand, Precious Lord
Blind Willie Dark was The night (1927)
Sister Rosetta The Godmother of Rock'n'Roll
E você, já compreendeu o nível da sua responsabilidade em continuar esse legado?