Quando a humanidade aprendeu essa habilidade?
Juntamente com seu meio-irmão Tubal-Caim artífice de cobre e ferro, se tornando a 6º geração de Caim e os primeiros artistas da humanidade registrados na história (datando por volta do ano 6 mil a.C - Idade dos Metais e fim da pré-história).
Quando a música foi usada na Terra para adoração a Deus?
A autoria do primeiro cântico de vitória/gratidão é de Moisés e pode ser encontrado no livro de Êxodo 15v 1-19, este é o documento poético mais antigo da literatura hebraica, além deste o Salmo 90 também é de autoria de Moisés. O segundo cântico do qual se tem relato é o entoado por Miriam durante a peregrinação.
Esta composição é animada por uma verdadeira emoção que revela a alegria da salvação e sua fé e confiança em Deus. Moisés soube expressar com palavras tudo o que sua alma sentiu a propósito do maravilhoso acontecimento.
Em matéria de poesia, os hebreus não usavam a versificação. A esse respeito, o historiador Flávio Josefo explica que o canto de Moisés, assim como a sua benção às doze tribos, escritas no final do Pentateuco (Dt. 33), foram hexâmetro, enquanto Davi fez alguns de seus salmos em trímetros e outros em pentâmetros. O mesmo historiador afirma que a beleza desse cântico é insuperável e sua tradução em qualquer idioma faz perder a majestade e diminui o grande sentido de suas palavras.
Nas sinagogas judaicas são cantados até hoje em hebraico essa canção com alegria.
Escute-a aqui e deixei seu espírito receber a mesma porção de alegria do Senhor.
Moisés havia sido instruído nas ciências e música pelos sacerdotes egípcios. A música desempenhava no Egito um importante papel na época, não apenas na vida diária do povo, e em festivais de estilo secular, mas também no serviço religioso. Mas somente Moisés usou seu talento musical de forma esplêndida para celebrar o extraordinário feito de Deus de quebrar as próprias regras da natureza que Ele mesmo o fez, para libertar o seu povo escolhido.
Alguns rabinos e historiadores acreditam que este cântico é a primeira menção na Bíblia ao canto responsivo, quando um solo responde a um grupo coral, o solo de Moisés era entoado por ele respondido primeiramente por homens repetindo o estribilho e depois por um grupo de mulheres sob a direção de Miriam.
O verso uníssono (homens e mulheres) foi: ''Cantai ao Eterno, que gloriosamente Se enalteceu; cavalo e seu cavaleiro jogou no mar.''
Neste mesmo episódio Miriam pegou o tambor da mão de Arão e liderou todas as mulheres com adufes e danças repetindo o refrão citado acima.
O fato intrigante é que desde o dia que o Todo-Poderoso criou o mundo até o momento em que os filhos de Israel pisaram no fundo do mar, não se encontrou ninguém que Lhe entoasse um cântico a não ser o povo de Israel.
Abraão foi salvo do fogo e dos reis e não celebrou o evento com um canto; Isaac foi salvo da faca e nem por isso entoou um cântico; da mesma forma Jacob que escapou do anjo de Esaú e da gente de Shechem. Mas quando o povo de Israel chegou diante do mar e este separou-se, imediatamente Moisés compôs e ensinou ao povo e todos cantaram juntos.
Numerosas passagens da Bíblia destacam o gosto musical do povo judeu.
Os principais instrumentos usados naqueles tempos segundo a Torá foram:
Tof: Espécie de tambor (o adufe mencionado em Êxodo 15v20 usado pela profetisa Miriam)
Nebel: Espécie de lira de 10 a 12 cordas, traduzido para o Latim Nablium
Chalil: flauta
Shofar: Trombeta de chifre de carneiro
Chatsotserá: Trombeta usado pelos sacerdotes
Menaneim e Tseltselim: Espécie de címbalos (2 Samuel 6v25)
Kinor: Espécie de lira de 8 a 10 cordas, símbolo da alegria do qual o rei Davi era o grande mestre e com sua arte, levava consolo aos tormentos morais e espirituais do rei Saul (1 Samuel 16v16).
![]() |
Modelo de Tof/Adufe usado possivelmente por Miriam - pandeiro quadrado com pele reseta dos dois lados. |