Como ministra do Evangelho que usa a música para ministrar a Igreja, eu sempre me preocupei com o que cada música entoada está ensinando, exortando e o que está edificando na comunidade cristã ao ser cantada, apesar da música ter licença poética, precisamos nos preocupar se a mesma está refletindo a Palavra de Deus em sua integridade.
Eu sempre analiso a letra da música que vou ministrar e questiono à Deus o que Ele deseja falar através das músicas escolhidas para o culto previsto.
Peço por favor que não se escandalizem (se ofendam) com o que vou falar aqui, mas acho importante a gente entender sobre isso até para ao falar espontaneamente, seja de forma coerente a Bíblia sobre o assunto em questão.
‘‘Deus não dá pra gente uma prova maior do que possamos suportar’’ -
Acredito ser uma colocação perigosa nessa frase que me incomodou desde a primeira vez que ouvi. Sabe porque? Como eu entendi ouvindo isso, e acredito que qualquer pessoa tão rasa nas Escrituras (como eu ainda me considero) entenderia:
Deus nos dá lutas, dificuldades, necessidades, sofrimentos que podemos suportar humanamente falando?
Mas o que a Bíblia diz sobre isso?
Vamos lá… A base Bíblica para o restante da frase ‘‘podemos suportar’’ refere-se exclusivamente a tentação diária de vencer o pecado.
O Apóstolo Paulo nos ensinou na sua carta a Corinto:
Não vos sobreveio tentação, senão humana; porém fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também meio de saída, para que a possais suportar.
1 Coríntios 10 v 13
Vale lembrar que ''tentação'' segundo a Bíblia é o mesmo que o convite que te faz pecar.
Como é escrito no grego serve tanto para ambas as palavras: tentação e provação.
Pode ser por isso que gera uma interpretação errônea de que o próprio Deus nos tenta.
Compreendo claramente o que Paulo quis dizer neste trecho sobre: ‘‘Deus não vai fazer você enfrentar algo além do que você é capaz com a ajuda dEle de suportar/resistir ou vencer”.
A graça está disponível a nós, para com Ele suportar as dificuldades e ser aprovado por Deus, isto é, passar para um novo nível de fé na medida que vencemos e amadurecemos a fé cristã diante das dificuldades que nos sobrevêm segundo a Sua permissão.
O perigo de frases ensinadas desse modo é o mesmo que sentenciar frases como se fossem Bíblicas, um exemplo comum: ‘‘Ou vem pelo amor ou pela dor’’, apesar de ser uma frase facilmente ouvida no meio cristão não tem base Bíblica.
Quero acreditar que o compositor quis dizer:
Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam. (Tiago 1:12 -NVI)
Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; (1 Pedro 1:7)
Agora quero saber de você, lhe fez sentido este assunto?
Já cantou ou ouviu alguma música cristã que ficou contrariado pela base antibíblica? Me conta nos comentários.